Nesta semana vamos apreciar a apreciação das crianças!!
É importante desde muito cedo socializarmos as produções de nosso patrimônio artístico, cultural com as crianças, possibilitando que ampliem seu repertório de obras e artistas conhecidos, que possam vir a servir de referência em futuras produções.
Com o objetivo de aproximar as crianças desses grandes pintores a turminha de cinco anos da professora Débora, vem ouvindo leituras sobre a biografia da infância do menino "Candinho", mais conhecido como Cândido Torquato Portinari.
As crianças identificaram preferências e brincadeiras em comum com o pintor.
Também foram iniciadas apreciações de obras dele, como "Espantalho"(1959).
Neste dia, as perguntas surgiram bem rápido! "O que é um espantalho? O quê se faz com ele? "
Depois de apresentar um pouco a eles do quê se tratava, foi discutida a arte como expressão de sentimentos, como forma de lidarmos com eles, já que o pintor quando criança tinha muito medo deles.
Em outro momento então, foi feita a pergunta disparadora de uma roda de conversa: "Portinari tinha medo de espantalhos. E você? Tem medo de quê?"
As crianças passaram a expressar seus medos conversando e ao final foi proposto que expressassem como Portnari: por meio do desenho, uma vez que nem todas as crianças preferem se expressar dessa forma.
Agora em outro momento, os desenhos serão retomados em que poderão apreciar uns as produções dos outros.
Débora amei o seu blog!!! Muito interessante trabalhar artes com apreciação de pintores como Cândido Portinari, as crianças gostam muito e nós surpreendem com seus desenhos além de ampliar o repertório de cada uma delas. E muito bom ter dicas e novas idéias de trabalho. Vou visitar e revistar muito seu blog usando suas dicas!!!
ResponderExcluirDébora, também adoro trabalhar com os pequenos Portinari. Não conhecia este vídeo do Traçando arte. Muito legal! Esta idéia de estender a Mostra Cultural através do blog é muito boa!
ResponderExcluirAbraços,
Andrea
Débora, este vídeo e a apresentação das obras apreciadas são fantásticos para serem trabalhados em sala. A ideia exposta em roda para que cada um colocasse suas próprias vivências e medos oralmente e depois retratá-las no papel, através do desenho é muito boa, uma vez que as crianças apresentam essa facilidade e habilidade para desenhar, o que com o tempo vai se perdendo - o que é uma pena!
ResponderExcluirParabéns!
Abraços,
Deise